fechar
Fórum
Dia Nacional do Livro Infantil - 18 de abril
Dia Nacional do Livro Infantil - 18 de abril Fórum aberto

Você sabe porque o dia nacional do livro infantil é comemorado no dia 18 de abril?



Bom, dia 18 de abril é a data escolhida para celebrar a literatura infantil nacional. Isso porque, nesse dia, em 1882, nasceu o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. 



Essa data não somente celebra a leitura, como também homenageia esse tão conhecido escritor. Monteiro Lobato, através de seus livros, sempre escolheu mostrar a natureza e a cultura do nosso país. Muitas das fábulas existentes em nossa cultura, foram eternizadas e levadas a diferentes pessoas por meio de seus livros, e sua forma de escrita, estimula nossa imaginação, já que muitas vezes, o autor conta uma história dentro de outra história.



Não somente Monteiro Lobato, mas diversos escritores brasileiros, se dedicaram à escrita infantil: Ana Maria Machado, Eva Furnari, Ziraldo e o bastante conhecido, Mauricio de Sousa, que criou os gibis da Turma da Mônica, que divertem e iniciam muitas crianças na leitura, com suas tirinhas engraçadas e seu colorido.



Uma pesquisa recente elaborou os motivos pelos quais se deve ler para, e com, as crianças, os  benefícios da leitura para o desenvolvimento infantil, são esses:



Aumento na concentração, desenvolvimento na compreensão, incentivo ao lado criativo e a imaginação, aumento do vocabulário, desenvolvimento da leitura e da fala, e o desenvolvimento do conhecimento dos sentimentos e emoções.



Pensando em todos os benefícios da leitura, e por acreditarmos que os livros podem contribuir para o aprendizado infantil, separamos uma listinha de livros infantis que temos em nossa biblioteca, e assim que estivermos abertos ao público, você já pode ficar de olho pra ler com o seu filho, irmãozinho, primo, ou até mesmo com a criança que mora dentro de você.



Indicações de livros:



- A Turma Da Mônica (Gibis)



- Menina Bonita Do Laço De Fita



- Ponte Para Terabítia



- O Meu Pé De Laranja Lima



- Diário De Um Banana



- O Mágico De Oz



- Harry Potter



- Alice No País Das Maravilhas



- As Aventuras De Pinóquio



- Memórias De Emília



- Caçadas De Pedrinho



- Aritmética Da Emília



- O Rei Artur E Os Cavaleiros Da Távola Redonda



- Dom Quixote Das Crianças



 



Fonte: SOUZA, Warley. "18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm. Acesso em 23 de abril de 2021.


Membros 6
Posts 0
Comentários 0
Usuários Interagiram 0